Crescer com a SAP

Steve Jobs, visionário fundador da Apple, disse um dia que “a única forma de fazer um excelente trabalho é amar aquilo que fazemos”. E isso faz todo o sentido para a TETRAEPIK, que ama o que faz há mais de 26 anos para e com a SAP SE, a gigante tecnológica alemã, que lidera o mercado a nível mundial no que diz respeito a software de aplicações empresariais.

“Run Simple”, independentemente das circunstâncias

Fazendo jus ao seu princípio operacional “Run Simple”, a SAP ajudou a TETRAEPIK a crescer, a acompanhar as mudanças constantes do mercado, a transformar um sonho numa realidade. É óbvio que nem tudo foi simples, mas não foi um outro visionário, de nome Albert Einstein, que afirmou que “é no meio da dificuldade que se encontra a oportunidade!”?

Dificuldades não faltaram ao longo dos mais de 26 anos de existência da TETRAEPIK. Quando ousámos sonhar, em 1997, em ter a nossa própria agência de serviços linguísticos, estávamos longe de acreditar que tudo iria ser um mar de rosas. Não era, não foi… nunca é. Mas temos a perfeita noção de que teria sido imensamente mais difícil se a SAP não tivesse apostado, no início de 1998, numa recém-formada empresa, criada por 4 tradutores atrevidos, convencidos e – porque não – visionários.

O nosso papel ao lado da SAP

Sempre acreditámos no nosso papel preponderante na harmonização das relações entre empresas, instituições e pessoas de diferentes países e culturas, origens e sociedades, assim como na eliminação de barreiras linguísticas aparentemente inultrapassáveis. Mas a partir do momento em que o fizemos ao lado da gigante alemã e para o seu ecossistema mundial, conseguimos crescer com a SAP e quebrar alguns paradigmas.

Afinal, a inexperiência, a juventude, a irreverência podem ser mais-valias e a localização nas margens da Europa não tem de ser obrigatoriamente uma desvantagem. Transformámos essas dificuldades em oportunidades e construímos pontes para o Brasil, para os países lusófonos em África e para praticamente todos os países europeus.

Adversidade, pontes e parcerias

A SAP também nos ajudou a criar outras pontes, aproximando-nos de agências e clientes em todo o mundo, permitindo que fizéssemos parte de parcerias internacionais e acabássemos por criar, em conjunto com outras 10 agências, um “hub comercial” chamado ASAP Globalizers, do qual muito nos orgulhamos.

Mesmo durante os momentos mais difíceis, como a Grande Recessão mundial de 2007 a 2009, a intervenção da Troika de 2011 a 2013, a pandemia da covid-19 a partir de 2020 e, mais recentemente, a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, a SAP esteve sempre ao nosso lado. Acreditou sempre que conseguiríamos manter os nossos elevados níveis de qualidade, o nosso compromisso e a nossa dedicação e que continuaríamos a prestar serviços de qualidade exemplar, com rigoroso cumprimento de prazos, inigualável exatidão das traduções e incomparável cordialidade para com todos – ainda por cima a preços competitivos. Resumindo, acreditou sempre que cumpriríamos os quatro valores que caracterizam a matriz da TETRAEPIK: Eficiência, Precisão, Interatividade e Know-how.

Prémios e futuro

Acreditamos que a SAP não se arrependeu de nos ter aberto a porta em 1998. Aliás, comprovou isso mesmo ao nos agraciar, em 2006/07, com o prémio “Translation Partner of the Year” e ao destacar, em 2023, a nossa colaboração de 25 anos, atribuindo-nos o “Long Service Award”.

Queremos continuar a merecer a confiança da SAP e de todos os outros clientes e, por isso mesmo, estamos apostados em vencer os desafios que a Inteligência Artificial já vai colocando ao nosso setor. Ou não estivesse a TETRAEPIK convencida de que faz todo o sentido o que disse Abraham Lincoln outrora: “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”.

Tags

Share on Facebook