Dia Mundial da Língua Portuguesa

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a nossa “pátria”, para citar Fernando Pessoa. Como linguistas portugueses que somos, não podíamos deixar de assinalar esta data.

Em 2019, a UNESCO declarou o dia 5 de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Foi a primeira vez que uma língua não oficial da organização foi distinguida com um Dia Mundial.

Deixa-nos orgulhosos saber que, com cerca de 270 milhões de falantes, o português está entre as cinco línguas mais faladas no mundo inteiro, sendo a mais falada e difundida no Hemisfério Sul.

Naquela que pode ser considerada a primeira vaga de globalização, a Época dos Descobrimentos, a nossa língua atravessou fronteiras e oceanos, e implantou-se em vários continentes. Acabou por se tornar língua oficial em 10 Estados e territórios do mundo – Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique, Guiné Equatorial, Timor-Leste e Macau. Ainda hoje está presente nos crioulos portugueses falados em territórios distantes, como Goa, Damão e Diu, Malásia e Indonésia.

O português é também língua oficial e de trabalho de várias organizações internacionais, como a CPLP, a União Europeia, o Mercosul e a União Africana, e espera-se que, num futuro próximo, venha a tornar-se também língua oficial das Nações Unidas.

Em franco crescimento a nível global, a língua portuguesa tornou-se uma das línguas com maior relevância no quadro das novas tecnologias. Sabia que figura no Top 10 das línguas mais utilizadas na Internet e nas redes sociais? Na TETRAEPIK, entendemos que é nosso dever preservar este património inegável e promover a utilização correta da língua portuguesa. O nosso compromisso é fazê-lo através de traduções de qualidade. E o seu?


Share on Facebook  

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *.