Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

Desde 1969 que o Dia Mundial das Telecomunicações é celebrado no dia 17 de maio. Em 2006, ficou decidido que esta data deveria igualmente dar destaque à Sociedade da Informação, pelo que atualmente se celebra o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação.

Na sua mensagem sobre este dia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que “a tecnologia da informação pode ser um farol de esperança, permitindo que biliões de pessoas em todo o mundo se conectem” e que as novas tecnologias, do 5G à computação na nuvem e inteligência artificial, “são ferramentas poderosas para enfrentar os desafios mais prementes do mundo, incluindo a pandemia.”

É interessante refletir sobre como, de facto, nestes últimos meses, as tecnologias de comunicação e informação se tornaram ainda mais importantes. São elas que nos permitem divulgar e partilhar informação sobre a pandemia de COVID-19 e os cuidados que devemos ter, manter o contacto com familiares e amigos, trabalhar remotamente, continuar a aprender e educar. Mas não é só isto.

Os avanços nesta área permitem-nos, por exemplo, ter Internet suficientemente rápida nas nossas casas para conseguir ter vários dispositivos a fazer streaming de dados ao mesmo tempo, tornando compatíveis o trabalho e o entretenimento, fazer compras online, pagamentos digitais e sem contacto, e, deste modo, minimizar o risco de contágio pelo coronavírus. Permitem-nos aceder também a cuidados médicos por teleconsulta, manter a atividade física e mental através de apps e aulas online, combater o stress e a ansiedade através de apps dedicadas, além de permitirem às autoridades o rastreamento do contágio entre a população e até, recentemente, nas vésperas da abertura da época balnear, controlar de forma automática e sem contacto a lotação das praias.

Na TETRAPIK, achamos que estarmos conectados desta forma é um privilégio e que, por isso, não devemos desperdiçá-lo. Infelizmente, nem todos temos acesso a todas estas tecnologias. Há ainda um longo caminho a percorrer para levá-las a todas as populações no mundo inteiro.

Não obstante, todos nós, a nível individual, podemos ter um papel proativo, seja simplesmente ao utilizar as tecnologias de comunicação e informação ao nosso alcance de forma correta e sensata, ao partilhar a informação certa nas redes sociais, ou ao adotar novas apps e apoiar novos projetos tecnológicos, dando feedback para melhorar o seu desenvolvimento.

A nível coletivo, enquanto empresa de serviços linguísticos, uma das nossas tarefas é facilitar a divulgação e utilização dos produtos dos nossos clientes da área das tecnologias de comunicação e informação. Fazemo-lo através da localização dos seus produtos para várias línguas e pela tradução de todo o material de apoio e de marketing a eles associado.

Esta é, para nós, também uma forma de contribuir para fazer chegar o privilégio da conectividade e informação a um maior número de pessoas.


Share on Facebook  

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *.